RSS Feed

Dicas para escritores - revisões e escrita.

Posted by Aldemir Alves da Silva




 Erros de revisão.

Um problema que afeta as pequenas e médias editoras de forma geral é a revisão dos livros. Esse é um problema chato e leva tempo para ser sanado 100%. Mas com minha ainda pequena experiência, eu digo que é um fato compreensível pela união de ocasiões que envolve a produção de um livro de um autor novato e inexperiente. Sim é compreensível, não é aceitável, mas é algo que podemos compreender pelos seguintes fatos: UM autor que publica seu primeiro livro geralmente está se familiarizando com a escrita e palavras, muitos sabem pouco de gramática, ortografia, e erros sintáticos, enfim, erros em geral.

Muitas vezes o autor escreve seu texto ENORME com centenas de caracteres, cheio de erros críticos e manda para a editora que manda para o revisor. O revisor acha inúmeros erros, acreditem, já tivemos livros na selo jovem com mais de 300 erros graves. Contando que o revisor é um HUMANO não uma máquina, ele deixa escapar algo, que passa por todos pelo fato de o revisor, editor e autor, estarem viciados na leitura do livro, sim ler o mesmo texto inúmeras vezes vicia e o cérebro confunde tudo kkkkkkk.

Aí o livro cai nas mãos dos leitores que são os primeiros a lerem, mesmo que esses leitores não sejam experts em revisões eles pegam esse erro de imediato e reclamam muito.

Mas e ai, como resolver esse problema? Eu já tive muitos problemas com os meus livros na parte da revisão e o modo mais fácil de resolver é não deixar tudo nas mãos dos revisores. O autor precisa procurar aprender mais do português, precisa enviar o livro para amigos lerem e ajudarem, se possível pagar um revisor antes de enviar as editoras.

Ah, mas a editora é obrigado a publicar o livro 100%".  na teoria sim, mas, na prática, a editora precisa manter a linguagem original do autor, precisa publicar o livro em tempo recorde, porque 3 e 6 meses é algo rápido demais quando se fala em produção de livros.

Poucos sabem, mas muitas editoras de renome no mercado praticamente reescrevem os livros, já perceberam que na maioria das vezes a escrita de alguns livros internacionais são parecidas pra caramba??? Então, acredito que esses livros são reescritos e por isso ficam assim. Além de reescrever só aceitam livros com qualidade textual próxima de 99%, por isso muitas dessas editoras são fechadas para autores iniciantes, porque acreditem; a gente erraaaaa muitooo...

Enfim, ter o livro publicado com uma pequena quantidade de erros não é anormal, por isso existe a possibilidade de novas edições, até os grandes selos o fazem porque até em best-sellers passa erros. Eu já achei erro de revisão em “O senhor dos anéis”.

O negócio é aprimorar a escrita, se tem dúvida se aquela palavra está errada tem o google e vários corretos ortográficos para ajudar.
 
Um corretor muito bom que eu recomendo é o Libre Office.

0 comentários:

Esteros livro digital