RSS Feed

A crise no mercado editorial e livreiro. Expectativas para 2019

Posted by Aldemir Alves




Oi Gente, tudo bem com vocês?

Pessoal, ultimamente tenho acompanhado muitos debates envolvendo o pessoal da literatura, onde o assunto é sempre o mesmo: - "Agora com Bolsonaro a literatura vai acabar!" - "Meu Deus! A Saraiva e Cultura estão falindo!!!"

Para início de conversa a Saraiva, Fnac, Cultura, etc, etc, estão fracas das pernas há muito tempo! O mercado vêm bambeando desde 2014, isso porque entramos numa crise profunda na troca dos Governos Lula - Dilma. A crise avassaladora atingiu todos os setores comerciais, é claro que a literatura sofreria muito mais. Temos que ser realistas; esse é um mercado frágil onde menos de 20% dos brasileiros são consumidores de livros e da cultura escrita. O brasileiro não possui o hábito da leitura, sendo assim a crise cresce a cada dia!

No entanto, eu como Editor e Escritor com mais de 10 anos de mercado estou confiante que em 2019 o mercado vai aquecer e haverá um otimismo muito grande em todos os setores. Isso porque o governo que está por vir é liberalista e pretende privatizar muita coisa, gerando empregos e caixa aos cofres públicos. 

A literatura tende a crescer e os autores nacionais poderão ter muito mais oportunidades agora.

 - "Ah Aldemir, mas como assim?" Se existe uma crise na literatura, o autor nacional vai sucumbir primeiro.

Não vejo por esse lado...

Pensem comigo: Autores nacionais já não possuem espaços em livrarias e distribuidoras faz muito tempo! As grandes editoras não apostam em nacionais há muito tempo! O autor nacional é guerreiro, sempre teve que se virar sozinho através de redes sociais. Nós estamos em eventos como: Saraus, Bienal, Feiras do livro, lançamentos, encontros... estamos acostumados.

O que vai acontecer é que os autores nacionais vão continuar lutando, com a queda de grandes editoras as novas vão conseguir mais espaços. 

As livrarias físicas já não são mais o carro forte do mercado faz algum tempo, a Amazon e os Marketplaces vem dominando as vendas há alguns anos. Essas empresas estão a cada dia mais abertas aos nacionais e pequenos editores. Por tudo isso, APOSTO que 2019 será ótimo para a literatura nacional!

Já por outro lado, as grandes editoras são acostumadas com a tradução, muitas recebem apoio do MEC e da Lei Rouanet, não conseguem vender seus produtos de forma independente. Ou seja: não sabem se virar sem as grandes redes de livrarias e distribuição! Isso poderá ir contra elas também, pois são dependentes da Saraiva e Cultura.

Enfim, eu não estou torcendo contra essas empresas, mas é a realidade. Eu gosto de escritores internacionais tanto como gosto de nacionais, no entanto, sem as agências de marketing, as revistas, a blogosfera, e muito $$$$ os grandes vão cair cada vez mais rápido!  

E convenhamos: a falência dessas empresas não é nada mais do que pura má administração! O bom empreendedor caminha junto ao mercado e sabe se virar.

- Aldemir Alves.

0 comentários:

Esteros livro digital