RSS Feed

O caso da pirataria

Posted by Aldemir Alves da Silva





O caso da pirataria

Ultimamente muitos colegas autores e até leitores entram em contato comigo me alertando que meus livros estão sendo pirateados em alguns fóruns, blogs, e sites na web. Bem pessoal, realmente eu acho que pirataria é complicado e não ajuda o autor em nada; é uma puta sacanagem. Mas vamos falar verdade: se o livro foi pirateado ele saiu das mãos do próprio autor ou de alguém que confiamos.

É aquele negócio: 

- Olá autor, sou fã do seu trabalho mas não tenho como comprar, você poderia me dar uma cópia do PDF para eu ler?

- A dou sim, mas não repassa pra não virar pirataria, ok?

Não adianta! O culpado da pirataria de seu material muitas vezes é o próprio autor, mas também as mídias digitais ajudam ex: Amazon, Kobo, gato sabido, saraiva etc. E também não tem jeito se o cara quer piratear ele da um jeito de copiar página por página em JPG e faz a gambiarra.

Eu penso assim, se o livro começa chamar atenção ele vai ser pirateado e não há nada que o autor possa fazer contra isso, a prática sempre existiu e não vai para só porque alguns autores estão descontentes com isso, eu já pedi para tirarem, já apavorei blogueiros dizendo que ia processar e tal, mas desisti; querem ler então leia, se esbalde, só que se gostarem pelo menos comprem impresso porquê vamos falar verdade; ler em pdf não tem graça. 

Eu sou um cara que não escondo meus sentimentos e opiniões de ninguém, para mim livros digitais só no último caso, e se eu gostar do começo vou atrás do impresso. Tenho kindle e até hoje nunca consegui ler um livro digital completo, eu não gosto mesmo de ler digitais pois dói muito as minhas vistas, só leio porque trabalho com isso e sou obrigado, mas mesmo assim depois que o livro vem da editora eu pego a minha versão impressa e leio. Tenho todos da selo jovem impressos.

Não tem nada melhor do que poder cheirar um livro novo, ler a biografia do autor quantas vezes quiser dobrar a orelha, ler a sinopse e admirar a qualidade editorial da obra quando quiser. Duvido que digitais vão desbancar os impressos um dia!

0 comentários:

Esteros livro digital