RSS Feed

Parcerias com blogs literários vale a pena?

Posted by Aldemir Alves



Hoje vou abordar um tema que poucos autores têm coragem de falar abertamente, mas que evidentemente, muitos compartilham da mesma opinião que eu.

Parcerias com blogs literários vale a pena?

Escrevendo e vendendo meus livros Os livros de Esteros3 anos eu descobri um fato lógico e pouco mencionado pelo autores atuais, mas é algo muito importante e que deve ser passado aos que estão iniciando no mundo da escrita.

Em minha opinião, pois NÃO fecho muitas parcerias; eu tenho minhas dúvidas quanto à essa questão... penso que antes de fechar uma nova parceria, é preciso analisar bem o candidato. Na  maioria das vezes, analisando muitos candidatos, cheguei a conclusão de que NÃO VALE A PENA!

Hoje em dia as editoras e autores estão muito mão aberta com os blogs, prova disso é o aumento desenfreado de blogs literários na web. Há muitos blogueiros com 3 à 4 blogs na web pedindo parcerias como se fossem uns loucos-literários, sim LOUCOS  mesmo, pois a intenção é só de aumentar a biblioteca em casa, muitos sequer leem o livro, e na maioria das vezes nem um obrigado dizem ao "autor - guerreiro" que luta tanto pelo sonho mas que na maioria das vezes acaba num pesadelo. O pior é que há também aqueles que pedem e não lê, e além de não ler, ainda vendem os livros no mercado livre, bom negócio e em vários sebos... E vamos falar verdade, à GRANDE maioria nem tem criatividade na hora de pedir parceria, mandam textos que mais parecem um "discurso político pré-escrito".

Os blogueiros, ao contrário do que muitos pensam, NÃO são consumidores finais de um livro, sendo que em sua GRANDE maioria buscam parcerias com editoras e autores quando tem interesse no livro, mas poucos adquirem a obra.

Conclusão:

O lado positivo disso é que o autor na maioria das vezes é estreante, investiu uma boa quantidade de dinheiro na publicação e está procurando divulgação de seu nome e marca. isso é positivo, sim. Mas por outro lado, ao meu ver, só vale a pena fechar parcerias caso o blog seja bem popular e com boa repercussão na web.

Na verdade, é de suma importância que um autor faça parcerias e divulgue seu trabalho utilizando os sites e blogs, mas é fato: quantidade de resenhas na web não significa que o livro teve boas vendas. Não vou negar que muitos leitores buscam informações na internet antes de comprar ou se interessar por um livro, isso é fato, só que por outro lado, a "nata" de leitores em sua maioria não possuem um blog e não têm o costume de resenhar livros...

Um autor deve ter como meta conquistar e chamar atenção do "leitor final", parcerias só com sites/ blogs sérios e com bastante público, só vale a pena fechar com aqueles sites comprometidos a postar e resenhar na data correta, uma pessoa sincera e analítica que o ajudará a evoluir e amadurecer como autor.
 
Digo isso com muita convicção e propriedade, pois na maioria de minhas vendas para leitores interessados no meu livro 5% fez resenha da obra, outros 95% leram e elogiaram, mas sem resenhas... Muitos leitores que compraram meu livro direto comigo nem sabem que é possível criar um blog e compartilhar suas opiniões com outros leitores, muitos nem ao menos conhecem o Skoob.

Já os blogueiros: 50% leram e resenharam, outros 50% eu nem sei se estão vivos ou se o blog  ainda está ativo na web...

Nota final:

O interesse em criar esse post não é o de detonar os blogs literários sérios, mas sim, passar aos novos autores as minhas opiniões e experiências no mundo literario.

E vocês o que acham sobre isso?

2 comentários:

  1. Unknown

    Concordo plenamente!!!

  1. Pedro

    uau! adorei o post mt bem escrito.

    o que tem de blogueiro malas sugando os autores ñ ta no gibi, são tantos que parecem um mar de sangue sugas.

    sempre quis ler isso, parabens Aldemir!!!!

Esteros livro digital

Arquivo do blog